AgroPlan-UFV

Mulheres na agricultura: Qual é o papel e a importância da mulher na agricultura

Qual é o papel das mulheres na agricultura?

É evidente que a presença das mulheres no campo está aumentando, o que aumenta a representatividade feminina no setor. Porém, a presença feminina na agricultura não é uma novidade, a contribuição das mulheres no meio rural já ocorre em todos os setores do agronegócio. Seu papel na gestão de propriedades familiares e na produção de alimentos é primordial, mas ainda necessita de visibilidade e reconhecimento, tanto pela sociedade quanto por suas próprias famílias. O empoderamento feminino na agricultura moderna é um sinônimo de revolução, uma vez que ambientes diversos que atuam estimulando o desenvolvimento de profissionais, independentemente do gênero, performam melhor. Nesse sentido, percebemos que a presença feminina na agricultura é de suma importância. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) em uma pesquisa realizada em 2019, as mulheres rurais representam 45% da força de trabalho agrícola em países em desenvolvimento como Brasil, chegando a 60% em partes da África e da Ásia. São responsáveis por mais da metade da produção de alimentos e também desempenham um importante papel na preservação da biodiversidade, garantindo a soberania e a segurança alimentar a partir da produção de alimentos saudáveis.

Qual é a importância da mulher na agricultura?

De acordo com o relatório “Delivering through diversity”, publicado em junho de 2020 pela consultoria Mckinsey, empresas que possuem quadro de funcionários mais diversos tendem a obter 21% mais lucro quando há diversidade de gênero. Partindo desse pressuposto, é notório que o aumento do número de mulheres inseridas no agro é de importância para a performance das empresas do setor, pois as mulheres podem trazer uma visão diferente para o negócio, no que tange a organização, planejamento e otimização de tarefas. Além disso, vale ressaltar que existe uma grande demanda por formações acadêmicas mais diversas nas empresas que atuam no agronegócio e a presença feminina na agricultura é importante, pois também auxilia na criação de políticas corporativas de equidade de gênero e no reconhecimento pelo trabalho realizado pelas mulheres. Entretanto, é preciso romper com a imagem que se tem de que o trabalho rural requer apenas força braçal, o que seria um impedimento para o engajamento das trabalhadoras nas atividades agrícolas. Nesse sentido, a evolução da aplicação tecnológica tem contribuído para que elas tenham cada vez mais presença no setor. Isto porque, além de oferecerem inúmeras funcionalidades agronômicas, as tecnologias colaboram para que o trabalho no campo tenha um cunho mais estratégico e de planejamento. Sendo assim, a inserção das mulheres no agro é de grande relevância, pois elas estão cada vez mais capacitadas e antenadas à evolução tecnológica e à agricultura 4.0, sabem o quanto, ferramentas, como as digitais, são imprescindíveis para se potencializar a performance da lavoura.

Iniciativas para enaltecer a atuação das mulheres na agricultura

Para auxiliar no aumento da inserção das mulheres na agricultura, empresas estão comprometidas a abrir espaço e a valorizar a presença feminina em seus próprios quadros e no setor como um todo, por meio de iniciativas privadas. Com o objetivo de gerar reconhecimento e enaltecer a atuação feminina no agro, iniciativas foram e estão sendo criadas, a exemplo, temos uma iniciativa criada pela multinacional alemã Bayer, que em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), criou o Prêmio Mulheres do Agro. Além do mais, novas iniciativas também estão sendo desenvolvidas com este mesmo fim, o Observatório das Mulheres Rurais do Brasil, é uma iniciativa que está em fase final de preparação, resultante da parceria entre a Embrapa, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Observatório será a primeira plataforma destinada a reunir dados, estudos, artigos, publicações, eventos e conteúdos de interesse de um dos segmentos mais significativos do agro nacional, presente em todas as cadeias produtivas. O principal objetivo desta iniciativa é capturar e prospectar tendências e identificar futuros possíveis, elaborando cenários que permitam que as mulheres do agro se preparem diante de potenciais desafios e oportunidades.

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *